quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Manometria - Processos de Medição de Pressão

Piezômetro - Mede em m.c.a, a pressão em uma seção da tubulação. Normalmente usado como medidor de nível dos reservatórios. Numa barragem de terra, vc tem diversos piezômetros ao longo dela e acompanha a pressão para verificar anormalidades (pressões acima ou abaixo do esperado).

Barômetro - Mede a pressão atmosférica normal.

Manômetro de Mercúrio - Mede a pressão em uma seção da tubulação, através da deflexão do mercúrio colocado em seu interior.

Manômetro Diferencial - Mede a diferença de pressão entre duas seções da tubulação, através da deflexão do mercúrio colocado em seu interior.

Cuidados com o manômetro - * Não deixar que o manômetro, no caso de adutoras, tenha trechos com temperaturas diferentes, parte no sol e parte na sombra, pois, haverá mudança nos valores do peso específico do fluido manométrico.

* O peso específico do fluido manométrico deve ser cuidadosamente escolhido a fim de evitar, no caso dos manômetros diferenciais, o deslocamento do fluido para o interior da tubulação(engulimento).

Equação Manométrica - Soma-se a pressão em determinado ponto, e a partir daí, caso a pressão seja positiva(seta para baixo): soma-se, negativa(seta para cima): subtrai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário