quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estática - Mecânica dos Fluidos

Pressão - Pressão é igual a força aplicada a superfície dividida pela área de contato com o fluído.

Lei de Stevin - É a "equação fundamental da Fluido Estática". Stevin disee que a diferença de pressão entre dois pontos no interior de uma massa fluida em equilíbrio estático, é igual ao produto de seu peso específico pela diferença de altura entre estes pontos. Logo a pressão em um fluido é definido p = y x h.
p = pressão
y = peso específico do fluido
h = altura

Lei de Pascal - Segundo Pascal, a pressão exercida num ponto de uma massa fluidaincompreenssível e em repouso, é transmitida igual e integralmente em todas as direções. O que vai variar a pressão é somente a altura da coluna de água acima do ponto.

Pressão Atmosférica - O ar tem sua massa molecular atraída pela gravidadee, portanto tem peso. Do peso exercido pela atmosfera na superfície terrestre resulta a Pressão atmosférica.

Manômetro - É um medidor de pressão.

Experiência de Torricelli - O físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) realizou uma experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar. Ele usou um tubo de aproximadamente 1,0 m de comprimento, cheio de mercúrio (Hg) e com a extremidade tampada. Depois, colocou o tubo , em pé e com a boca tampada para baixo, dentro de um recipiente que também continha mercúrio. Torricelli observou que, após destampar o tubo, o nível do mercúrio desceu e estabilizou-se na posição correspondente a 76 cm, restando o vácuo na parte vazia do tubo.


Obs: Temos vácuo quando a pressão é inferior à atmosférica.

A coluna de mercúrio equilibrou com a pressão atmosférica com 76 cm. Dizemos que a pressão atmosférica ao nível do mar equivale à pressão de uma coluna de mercúrio de 76 cm.

A maior pressão atmosférica é obtida ao nível do mar (altitude nula). Para qualquer outro ponto acima do nível do mar, a pressão atmosférica é menor.

Pressão Efetiva - é simplesmente o valor da pressão causada pela altura da coluna de líquido.

Pressão Absoluta - é a pressão total em um ponto qualquer no interior do líquido, sendo portanto, igual à pressão da altura da coluna de líquido somada à pressão atmosférica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário