quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fluidos - Mecânica dos Fluidos

Tensão de Cisalhamento - Ao ocorrer o corte, as partes se movimentam paralelamente,
por escorregamento, uma sobre a outra, separando-se. A esse fenômeno
damos o nome de cisalhamento.

Fluído Real - É uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento.

Fluído Ideal - É um fluído em que a tensão de cisalhamento é zero, não viscoso e também incompreensível. Possui atrito interno nulo. Exemplo: Água.

Hipótese do Contínuo - diz que os fluídos são meio contínuos, que não existe vazios em seu interior.A cada ponto do espaço corresponde um ponto do fluido. Despreza-se a mobilidade das moléculas e os espaços intermoleculares.

Tipos de Esforços nos Fluidos - Dada uma determinada porção de fluido no espaço submetida a ação da gravidade dois tipos básicos de esforços poderão atuar: os de massa e os de superfície:

Esforços de Massa - São aqueles que, tais como os devidos à ação da gravidade, se desenvolvem à distância; Recebem esta denominação porque a intensidade destes esforços será tão maior quanto maior for a massa contida na porção de fluido; Os esforços de massa são também chamados de esforços de campo por dependerem de existência de um campo gravitacional para se manifestarem.

Esforços de Superfície - Também denominados de esforços de contato; Compreendem todos os esforços que se desenvolvem através do contato físico entre as partículas fluidas ou entre essas e as superfícies sólidas que limitam a massa fluida em questão.

Sobre a Viscosidade - *A viscosidade aumenta quando aumenta a pressão, porém na prática a variação com a pressão e despresível.
* A viscosidade diminui quando aumenta a temperatura pois, a coesão milecular diminui com o aumento de temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário