terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estatuto da Cidade

Apenas 10% da população que mora nas cidade usufruem do melhor que a cidade oferece em termo sde moradia, lazer, paisagem, trabalho e conforto.
A grande mairia se instala como pode, em loteamentos distantes, sem os serviços mais básicos como saneamento, transporte, saúde, etc ..... nas cidades maiores perduram-se no morro e ocupam espaços que pela ordem natural das coisas pertencem as águas, e que um dia, mais cedo ou mais tarde, virão tomá-los d evolta.

- O INTERESSE COLETIVO DEVE ESTAR ACIMA DO INTERESSE INDIVIDUAL OU DE UM GRUPO:
esta idéia deve prevalecer, pois o ser humano precisa aprender a agir pensando na sociedade em geral e não olha rsomente para o próprio umbigo. O melhor uso para cada espaço da cidade deve ser discutido e acordado por toda sociedade. O planejamento e a gestão de cidades, deve incluir participação direta da população.

- O PLANO DIRETOR: é um plano que dá a direção a cidade para crescer da melhor maneira possível, e é obrigatório para cidades com mais de 20.000 habitantes.

- PARA COMBATER À RETENÇÃO DE TERRRAS NA CIDADE , PARA MELHORAR A OFERTA DE LOTES E REDUZIR O PREÇO DOS IMÓVEIS:
O propietáio terá um prazo previamente eestipulado em lei para dar um destinação ao terreno beneficiado por benfeitoria pública e que esteja ociosoá espera do aumento do valor de venda. Vale também para grandes edificaçõe sem que o proprietário nem vende nem aluga. Há pessoas na socidade que compram inúmeros lotes, edificações, etc, não revendem, nem alugam, esperam apena a supervalorização do terreno, enquanto muitas pessoas não tem para ond ir. Os "imóveis ociosos" receberão aumento de imppostos, quanto mais ocioso o imóvel maior será o imposto (IPTU). Portanto esta lei tem extrema importância. O propietário poderá conceder a outra pessoa, por tempo determinado ou indeterminado, o diretito d eutilizar o solo, o subsolo ou o espaço aéreode seu imóvel, sendo que as condições de uso do terreno deverão ser registradas no cartório.

O Estatuto exige que o plano diretor ao menos delimite as áreas em que se poderão aplicar:

O parcelamento, edificação e utilização compulsórios de imóvel[14];
O direito de preempção[15];
O direito de outorga onerosa do direito de construir[16];
O direito de alterar onerosamente o uso do solo[17];
Operações urbanas consorciadas[18];
O direito de transferir o direito de construir[19].

- PREEMPÇÃO - Se o município tiver especial interesse em adquirir imóveis em determinada região, poderá delimitá-la em lei específica e, nos cinco anos seguintes, terá direito de preempção, ou seja, preferência na compra de qualquer imóvel que venha a ser vendido naquela área[30]. A lei poderá ser reeditada após um ano do esgotamento da vigência da anterior.

- ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA: Deverão ser discutidos com a vizinhança os aspectos positivose negativos de qualquer novo empreendimento, público ou privado, que possa trazer mudanças significativas na região.

- SOLO CRIADO: Todos terrenso deverão ter um coeficiente de aproveitamento básico, quem quiser construir acima deste coeficiente terá de pagar.

- USUCAPIÃO ESPECIAL DE IMÓVEL URBANO: Será condedido ao hmeme ou mulher, ou a ambos, para sua moradia ou família, o título de domínio do imóvelde até 250m², ocupado, sem oposição do proprietário, há mais de cinco anos. O beneficiário deste direito não poderá ser proprietário de nenhum outro imóvel urbano ou rural.

- USUCAPIÃO ESPECIAL COLETIVO: Para áreas superiores a 250m²

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Casa Sustentável

Uma matéria super bacana falando algumas maneiras de se construir uma casa sustentável, espero que gostem:







http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/sustentabilidade+desde+o+projeto/n1237534917531.html

Abração!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MINASCON 2011

No ano de 2011 o Minascon, maior evento de construção do estado vem focado no desenvolvimento e sustentabilidade na construção. O Minascon é um evento que já se consolidou como um momento de trocar experiências e de se informar sobre novidades, mobilizar agentes e promover o encontro de toda a cadeia produtiva. A feira mostra claramente que a questão da sustentabilidade é inseparável ao desenvolvimento da construção civil, principalmente porque obras consomem uma quantidade expressiva de bens naturais, portanto o objetivo deve ser construir mais, gastando menos. O Minascon também é uma ótima oportunidade para as empresas divulgarem seus produtos, inovações e firmarem negócios.
A feira teve alguns destaques que me chamaram a atenção:
- Telhas Ecológicas: Produzida com fibras vegetais, não agride o meio ambiente.
- Casa Concreta: constrói rapidamente construções moduladas que se adaptam de acordo com a necessidade do cliente. Atendendo a clientes que necessitam de pequenas salas para canteiro de obras, plantão de vendas imobiliárias e outras utilidades. Possui grande resistência e é leve e fácil de ser transportada, podendo ser reutilizada em outra obra com o término da obra atual, bastante ser transportada com cuidado.
- Madeiras Tratadas de Eucalipto: A idéia do uso da madeira do eucalipto me chamou bastante atenção porque o eucalipto é uma árvore utilizada para reflorestamento e substitui madeiras de difícil reposição.
- Ducha Top Banho Circle (Duchas Sintex): Esta ducha possui a maior abertura do jato de água do mercado com até 40 cm, com um exclusivo jato central com efeito hidromassagem deixando o banho muito mais confortável.
- Telhas Coloniais Transparentes: Produzidas com resinas especiais de alto impacto e transparência permite a iluminação natural nos ambientes, podendo obter economia de energia elétrica além de evitar a presença de animais de hábitos noturnos.
- Fossa Séptica Prefali: Um meio econômico e ecologicamente correto para o tratamento de esgotos, permite que a água infiltre no subsolo com mais qualidade.
- Eco Telhado: é um jardim suspenso, também conhecido com telhado verde. Pode ser instalada tanto em cobertura de prédios ou sobre telhados convencionais. É possível fazer um telhado com grama ou com plantas diversas, deixando o interior das casas com a temperatura mais fresca.
- Eco Pavimento: é um pavimento permeável constituído de grelhas alveoladas que se caracteriza por permitir a passagem de água e ar. É basicamente uma passagem ecológica ou estacionamento ecológico. Tem um impacto ambiental positivo ao ajudar na prevenção das enchentes, redução das ilhas de calor, recarga dos aqüíferos subterrâneos e controle da poluição pluvial.
- Massa Dundun: uma das principais senão a principal novidade do evento, a massa dundun inova o mercado da construção civil, trazendo muitas vantagens em relação à massa convencional tendo maior resistência a compreensão, maior resistência à tração na flexão. É muito mais fácil de usar, bastando apenas dois filetes de i cm podendo ser aplicada com pistola, bisnaga ou direto da embalagem. Permite um reboco mais fino e dispensa ancoragem dos tijolos. Além destas vantagens, é também mais econômico e mais produtivo, aumentando a produtividade em até três vezes, pois não precisa utilizar água. Seu método prático de aplicação também elimina desperdícios, deixa a obra mais limpa e não gera entulho.
Com estas inovações o mercado da construção civil só tem a ganhar, principalmente com as inovações e desenvolvimento da sustentabilidade da construção, uma vez que as obras ou empreendimentos devem ser inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse meio.

O que é Sustentabilidade?

O que é Sustentabilidade?
Raquel Nunes 21 de outubro de 2008


Segundo a Wikipédia: Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

Mas afinal de contas; O que é sustentabilidade? E o que quer dizer isso?

Sustentabilidade nos dicionários estará definida como a capacidade de ser sustentável. Mesmo parecendo uma redundância; esse conceito quando aplicado em relação à atuação humana frente ao meio ambiente em que vive é plenamente compreendido e se assenta como uma luva. Nesse contexto, entendemos que sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse maio. Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.

Desta forma, pode-se dizer que um empreendimento sustentável, ele devolve ao meio ambiente todo ou parte dos recursos que processou e garante uma boa qualidade de vida as populações que nele atuam ou que vivam nas imediações ou na área afetada pelo projeto. Garantindo assim, uma longa vitalidade e um baixo impacto naquela região durante gerações. Muito além das definições, o ideal de sustentabilidade total, onde toda a influência provocada, por um agrupamento humano ou em empreendimentos; é anulado através dos procedimentos adotados ainda é muito difícil. Mesmo assim, é importante ter em mente que adotar as práticas que transformem nossa presença em determinado lugar o mais sustentável possível é a única saída para determos a degradação ambiental que estamos experimentando nos últimos anos e as graves alterações climáticas que vemos causar grandes desastres em diversas partes do planeta.

É necessário entender o que é sustentabilidade é muito mais conhecer seu significado bonito e orientado para empresas e organizações ligadas ao meio ambiente. É muito importante entender e saber que a adoção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo é um fator decisivo para possibilitar a sobrevivência da raça humana e a continuidade da disponibilidade dos recursos naturais.

Ao atuarmos de forma irresponsável e queimarmos indiscriminadamente nossos recursos naturais, sem dar tempo ao planeta para se recuperar, estamos provocando a escassez de recursos necessários a nossa sobrevivência e dificultando a vida de milhões de pessoas. Um exemplo clássico disso é a falta de água potável que muitas comunidades vem enfrentando em alguns países e que, se uma forma mais grave de escassez se manifestar, acabará causando guerras pela posse e conquista das fontes de água potável remanescentes.

Se todos entendessem a importância da adoção de práticas de sustentabilidade desde muito cedo; todas essas alterações climáticas poderiam ser evitadas ou retardadas ao máximo e os recursos naturais estariam disponíveis e fartos por muito mais tempo. O que daria tempo para a humanidade buscar formas mais eficientes para resolver esses problemas em longo prazo.

Ações aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas, tornará a sustentabilidade uma realidade palpável e real em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ms - Project - Vídeo Aula Básica de Gerenciamento de um Projeto

Segue uma super vídeo aula básica de utilização do Ms-Project. De forma clara e objetiva o professor Leandro Ramos traz uma vídeo aula para você inicar no Ms-Project 2007.