segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MINASCON 2011

No ano de 2011 o Minascon, maior evento de construção do estado vem focado no desenvolvimento e sustentabilidade na construção. O Minascon é um evento que já se consolidou como um momento de trocar experiências e de se informar sobre novidades, mobilizar agentes e promover o encontro de toda a cadeia produtiva. A feira mostra claramente que a questão da sustentabilidade é inseparável ao desenvolvimento da construção civil, principalmente porque obras consomem uma quantidade expressiva de bens naturais, portanto o objetivo deve ser construir mais, gastando menos. O Minascon também é uma ótima oportunidade para as empresas divulgarem seus produtos, inovações e firmarem negócios.
A feira teve alguns destaques que me chamaram a atenção:
- Telhas Ecológicas: Produzida com fibras vegetais, não agride o meio ambiente.
- Casa Concreta: constrói rapidamente construções moduladas que se adaptam de acordo com a necessidade do cliente. Atendendo a clientes que necessitam de pequenas salas para canteiro de obras, plantão de vendas imobiliárias e outras utilidades. Possui grande resistência e é leve e fácil de ser transportada, podendo ser reutilizada em outra obra com o término da obra atual, bastante ser transportada com cuidado.
- Madeiras Tratadas de Eucalipto: A idéia do uso da madeira do eucalipto me chamou bastante atenção porque o eucalipto é uma árvore utilizada para reflorestamento e substitui madeiras de difícil reposição.
- Ducha Top Banho Circle (Duchas Sintex): Esta ducha possui a maior abertura do jato de água do mercado com até 40 cm, com um exclusivo jato central com efeito hidromassagem deixando o banho muito mais confortável.
- Telhas Coloniais Transparentes: Produzidas com resinas especiais de alto impacto e transparência permite a iluminação natural nos ambientes, podendo obter economia de energia elétrica além de evitar a presença de animais de hábitos noturnos.
- Fossa Séptica Prefali: Um meio econômico e ecologicamente correto para o tratamento de esgotos, permite que a água infiltre no subsolo com mais qualidade.
- Eco Telhado: é um jardim suspenso, também conhecido com telhado verde. Pode ser instalada tanto em cobertura de prédios ou sobre telhados convencionais. É possível fazer um telhado com grama ou com plantas diversas, deixando o interior das casas com a temperatura mais fresca.
- Eco Pavimento: é um pavimento permeável constituído de grelhas alveoladas que se caracteriza por permitir a passagem de água e ar. É basicamente uma passagem ecológica ou estacionamento ecológico. Tem um impacto ambiental positivo ao ajudar na prevenção das enchentes, redução das ilhas de calor, recarga dos aqüíferos subterrâneos e controle da poluição pluvial.
- Massa Dundun: uma das principais senão a principal novidade do evento, a massa dundun inova o mercado da construção civil, trazendo muitas vantagens em relação à massa convencional tendo maior resistência a compreensão, maior resistência à tração na flexão. É muito mais fácil de usar, bastando apenas dois filetes de i cm podendo ser aplicada com pistola, bisnaga ou direto da embalagem. Permite um reboco mais fino e dispensa ancoragem dos tijolos. Além destas vantagens, é também mais econômico e mais produtivo, aumentando a produtividade em até três vezes, pois não precisa utilizar água. Seu método prático de aplicação também elimina desperdícios, deixa a obra mais limpa e não gera entulho.
Com estas inovações o mercado da construção civil só tem a ganhar, principalmente com as inovações e desenvolvimento da sustentabilidade da construção, uma vez que as obras ou empreendimentos devem ser inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário