sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cinemática dos Fluidos - Mecânica dos Fluidos

Alguns tipos de escoamento:

Escoamento Permanete - A vazão é constante.

Escoamento Não Permanente - A vazão é variável.

Escoamento Uniforme - quando suas condições ou grandezas são as mesmas para todos os pontos ao longo da trajetória, o regime é permanente e a velocidade é constante.

Escoamento Variado - tem suas condições (exceto a vazão), variando de seção para seção ou, de ponto para ponto ao longo da trajetória.

Equação da Continuidade - É a equação da vazão.

Fórmula: Q = A1x U1 = A2 x U2

Empuxo - Mecânica dos Fluidos

Força Normal - Quando um móvel está parado sobre determinado local ele tem uma força peso apontada para baixo,e contrário à essa força ele recebe outra chamada força normal!Todos os seres humanos recebem essa força que vem de baixo.


Empuxo - É a força normal a uma superfície qualquer, resultante da ação de um fluido sobre a superfície considerada.
Fórmula: E = p x A ou E = y x h x A

Onde: E = Empuxo
p = Pressão
A = Área
y = Peso Específico
h = Altura

Empuxo em Superfície Plana - Fórmula: E = y x hcg x A

Onde: hcg = Altura do Centro Gravitacional

Centro Gravitacional = É localizado no centro da área em que se deseja calcular o empuxo.

Altura do Centro Gravitacional = É a altura do centro gravitacional até o nível do fluido N.A.(superfície), por isso, dependendo da área é necessário dividir a altura por dois, para se achar a distância real do hcg.

Ponto de Aplicação do Empuxo - O ponto de aplicação do empuxo é o centro de gravidade do volume anteriormente ocupado pelo fluido deslocado, e não o centro de gravidade do corpo mergulhado, pode-se dizer que é o ponto onde a força do empuxo é aplicada.
Fórmula = hCE = hCG + IG/hCG X A

Onde: hCE = Distância do Ponto de Aplicação do Empuxo
IG = Momento de inércia da área A.

IG - É o momento de inércia, quando o empuxo começa a surgir.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Manometria - Processos de Medição de Pressão

Piezômetro - Mede em m.c.a, a pressão em uma seção da tubulação. Normalmente usado como medidor de nível dos reservatórios. Numa barragem de terra, vc tem diversos piezômetros ao longo dela e acompanha a pressão para verificar anormalidades (pressões acima ou abaixo do esperado).

Barômetro - Mede a pressão atmosférica normal.

Manômetro de Mercúrio - Mede a pressão em uma seção da tubulação, através da deflexão do mercúrio colocado em seu interior.

Manômetro Diferencial - Mede a diferença de pressão entre duas seções da tubulação, através da deflexão do mercúrio colocado em seu interior.

Cuidados com o manômetro - * Não deixar que o manômetro, no caso de adutoras, tenha trechos com temperaturas diferentes, parte no sol e parte na sombra, pois, haverá mudança nos valores do peso específico do fluido manométrico.

* O peso específico do fluido manométrico deve ser cuidadosamente escolhido a fim de evitar, no caso dos manômetros diferenciais, o deslocamento do fluido para o interior da tubulação(engulimento).

Equação Manométrica - Soma-se a pressão em determinado ponto, e a partir daí, caso a pressão seja positiva(seta para baixo): soma-se, negativa(seta para cima): subtrai.

Estática - Mecânica dos Fluidos

Pressão - Pressão é igual a força aplicada a superfície dividida pela área de contato com o fluído.

Lei de Stevin - É a "equação fundamental da Fluido Estática". Stevin disee que a diferença de pressão entre dois pontos no interior de uma massa fluida em equilíbrio estático, é igual ao produto de seu peso específico pela diferença de altura entre estes pontos. Logo a pressão em um fluido é definido p = y x h.
p = pressão
y = peso específico do fluido
h = altura

Lei de Pascal - Segundo Pascal, a pressão exercida num ponto de uma massa fluidaincompreenssível e em repouso, é transmitida igual e integralmente em todas as direções. O que vai variar a pressão é somente a altura da coluna de água acima do ponto.

Pressão Atmosférica - O ar tem sua massa molecular atraída pela gravidadee, portanto tem peso. Do peso exercido pela atmosfera na superfície terrestre resulta a Pressão atmosférica.

Manômetro - É um medidor de pressão.

Experiência de Torricelli - O físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) realizou uma experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar. Ele usou um tubo de aproximadamente 1,0 m de comprimento, cheio de mercúrio (Hg) e com a extremidade tampada. Depois, colocou o tubo , em pé e com a boca tampada para baixo, dentro de um recipiente que também continha mercúrio. Torricelli observou que, após destampar o tubo, o nível do mercúrio desceu e estabilizou-se na posição correspondente a 76 cm, restando o vácuo na parte vazia do tubo.


Obs: Temos vácuo quando a pressão é inferior à atmosférica.

A coluna de mercúrio equilibrou com a pressão atmosférica com 76 cm. Dizemos que a pressão atmosférica ao nível do mar equivale à pressão de uma coluna de mercúrio de 76 cm.

A maior pressão atmosférica é obtida ao nível do mar (altitude nula). Para qualquer outro ponto acima do nível do mar, a pressão atmosférica é menor.

Pressão Efetiva - é simplesmente o valor da pressão causada pela altura da coluna de líquido.

Pressão Absoluta - é a pressão total em um ponto qualquer no interior do líquido, sendo portanto, igual à pressão da altura da coluna de líquido somada à pressão atmosférica.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fluidos - Mecânica dos Fluidos

Tensão de Cisalhamento - Ao ocorrer o corte, as partes se movimentam paralelamente,
por escorregamento, uma sobre a outra, separando-se. A esse fenômeno
damos o nome de cisalhamento.

Fluído Real - É uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento.

Fluído Ideal - É um fluído em que a tensão de cisalhamento é zero, não viscoso e também incompreensível. Possui atrito interno nulo. Exemplo: Água.

Hipótese do Contínuo - diz que os fluídos são meio contínuos, que não existe vazios em seu interior.A cada ponto do espaço corresponde um ponto do fluido. Despreza-se a mobilidade das moléculas e os espaços intermoleculares.

Tipos de Esforços nos Fluidos - Dada uma determinada porção de fluido no espaço submetida a ação da gravidade dois tipos básicos de esforços poderão atuar: os de massa e os de superfície:

Esforços de Massa - São aqueles que, tais como os devidos à ação da gravidade, se desenvolvem à distância; Recebem esta denominação porque a intensidade destes esforços será tão maior quanto maior for a massa contida na porção de fluido; Os esforços de massa são também chamados de esforços de campo por dependerem de existência de um campo gravitacional para se manifestarem.

Esforços de Superfície - Também denominados de esforços de contato; Compreendem todos os esforços que se desenvolvem através do contato físico entre as partículas fluidas ou entre essas e as superfícies sólidas que limitam a massa fluida em questão.

Sobre a Viscosidade - *A viscosidade aumenta quando aumenta a pressão, porém na prática a variação com a pressão e despresível.
* A viscosidade diminui quando aumenta a temperatura pois, a coesão milecular diminui com o aumento de temperatura.