quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CONSTRUINDO PEQUENAS BARRAGENS DE TERRA: Alguns Cuidados e Benefícios *

Segue um artigo que elaborei sobre alguns cuidados que devemos ter na escolha de um lugar para se construir uma pequena barragem e também alguns benefícios que a mesma pode oferecer.

Barragem de terra é uma barreira artificial feita em córregos e rios para a retenção da água, que em períodos chuvosos em que a oferta de água é maior que demanda da mesma, o excesso de água poder ser armazenada para suprir uma determinada população e ou produtores rurais no período seco.

Porém ao construir esses barramentos que trazem inúmeros benefícios á todos envolvidos, é necessário ter alguns cuidados, que serão cruciais para o sucesso do empreendimento.

Um dos primeiros fatores a serem observados é a escolha do local. Deve-se tentar instalar a barragem em lugares menos elevados, tentando encontrar a parte mais estreita de uma garganta, pois uma barragem longa além de aumentar a trabalho de execução, tem seu custo mais elevado. É importante evitar construir a barragem próxima a cabeceiras de rios de grandes aclives e antigos desmoronamentos, pois indica que o solo ali encontrado é instável, sendo levado facilmente pelo fluxo de água e acumulando na área do reservatório, provocando um futuro assoreamento. O lugar onde se pretende construir um barramento deve ser acessível por estradas e de preferências próxima às jazidas que fornecerão material para o levantamento do barramento. Construir uma barragem em um local onde se encontra exposição de rocha lisa pode dificultar a implantação e deve ser evitado.

É necessário limpar a área onde a água será acumulada, retirando a vegetação, raízes apodrecidas e entulhos, e aconselhável gradear o local após a realização da limpeza, para que o serviço de limpeza não venha a ser repetido.

Após viabilizar os aspectos técnicos e econômicos, inicia-se o processo de construção, fazendo a locação do eixo da barragem, no qual a crista da barragem deve ter largura o suficiente para servir como estrada de uma ombreira até a outra.

Deve ser feitas a escavação de uma vala, com a profundidade até onde encontrar um terreno firme, retirando todo material imprestável que possa comprometer a fundação da barragem e deve-se observar em toda extensão onde a água será acumulada se há afloramento rochoso, pois a barragem pode secar devido ás fissuras encontradas nas rochas.

Em uma barragem deve ser construído um vertedouro destinado ao escoamento da água que venha ultrapassar o limite do nível de água do reservatório, o ideal é construí-lo um pouco mais afastado da barragem, contornando o barramento fazendo com que a água retorne para o fluxo do rio, de preferência, ele deve ser, bastante largo e raso ao invés de estreito e fundo, evitando assim a erosão.

A construção destes barramentos traz inúmeros benefícios, pois no período seco, a água acumulada é destinada para suprir a falta da oferta da mesma, minimizando os problemas com falta de chuvas. Além de serem essenciais para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades rurais que dependem da agricultura para sua sobrevivência.

Neste artigo forneci alguns cuidados necessários para a construção de pequenos barramentos de terra e seus benefícios, que devem ser encarados e seriedade, pois são de extrema importância principalmente em regiões carentes de recursos hídricos.


REFERÊNCIAS

Gabriel Pinheiro - Técnico em Estradas – Ruralminas – gabriel-afram@ig.com.br
* Um dos aspectos citados na apresentação de monografia para conclusão do curso de técnico em estradas no CEFET-MG, com o tema “Processos de Construção e Fiscalização de Barragens”.

BEM VINDOS!

Sejam bem vindos ao Manual do Engenheiro Civil.

Meu nome é Gabriel Pinheiro, sou técnico em Estradas formado pelo CEFET-MG, trabalho a pouco mais de 3 anos ná área, com ênfase em trabalhos envolvendo barragens e estradas de terra. Sou universitário de engenharia civil pela FUMEC, onde curso o quarto período.

Criei este blog com o objetivo de tentar passar um resumo dos principais aspectos contidos na grade do curso de engenharia civil, experências de trabalho e outras informações.

Seja você estudante da área ou apenas um interessado no assunto, seja bem vindo para trocarmos informações.


Um Feliz Natal a todos! Boas Festas!